Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Consumidores moldam as tendências em foco

Na indústria de alimentos e bebidas, entender e atender as demandas dos consumidores é essencial para o sucesso e, nos últimos anos, é evidente a mudança nas preferências com relação ao sabor, cor, textura e experiências sensoriais, as quais não só influenciam as decisões de compra, mas também moldam a inovação e o desenvolvimento de produtos.

O sabor continua a ser um dos fatores mais importantes para os consumidores ao escolherem alimentos e bebidas. No entanto, recentemente, a busca por sabores mais complexos e emocionantes está em foco. Os consumidores estão interessados em experiências gustativas únicas, muitas vezes, explorando combinações de ingredientes não convencionais para criar perfis de sabor distintos, o que tem levado os fabricantes a experimentarem e desenvolverem novas formulações que ofereçam uma explosão de sabores, cativando os paladares dos consumidores mais exigentes.

Um dos ingredientes que está sendo amplamente explorado é a variedade de especiarias exóticas. De pimentas habanero a cardamomo e açafrão, as especiarias têm o poder de elevar instantaneamente o perfil de sabor de um produto, adicionando calor, complexidade e notas aromáticas distintas. E esse potencial está sendo incorporado em uma variedade de alimentos e bebidas, desde snacks salgados e molhos até bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Além das especiarias, os ingredientes botânicos estão ganhando destaque. Ervas como manjericão, alecrim e hortelã não são mais reservadas apenas para os salgados, mas estão sendo utilizadas em uma variedade de produtos doces, incluindo sorvetes, chocolates e bebidas. Da mesma forma, flores comestíveis como lavanda, rosa e flor de laranjeira, estão sendo usadas para adicionar aromas delicados e nuances florais aos alimentos e bebidas.

Outro grupo de ingredientes que está recebendo atenção especial dos formuladores são os fermentados. Ingredientes como kombucha, kefir e misso não apenas adicionam sabor único aos produtos, mas também oferecem benefícios para a saúde, como probióticos e enzimas digestivas. Esses ingredientes estão sendo adicionados desde bebidas funcionais até molhos e condimentos, para atender as demandas dos consumidores por alimentos e bebidas que promovem o bem-estar.

Parte superior do formulário

Outro aspecto em foco é a cor dos alimentos e bebidas. Cores vibrantes e atrativas têm o poder de atrair a atenção e despertar o interesse, enquanto tons naturais e terrosos estão ganhando popularidade entre os consumidores preocupados com a autenticidade e a origem dos ingredientes. Respondendo a essa demanda, os fabricantes estão explorando novas fontes de cores naturais e desenvolvendo técnicas de processamento que preservam a integridade dos alimentos.

Uma das novas fontes de cores naturais que está ganhando destaque é a beterraba. Além de fornecer uma cor vibrante que varia de vermelho a roxo, também oferece benefícios para a saúde, incluindo antioxidantes e nutrientes essenciais. Os formuladores estão aproveitando o suco de beterraba e o extrato de beterraba em uma variedade de produtos, desde bebidas e sobremesas até snacks e alimentos embalados, para adicionar cor e valor nutricional aos produtos.

Outra fonte de cor natural que está sempre em foco é a spirulina. Esta alga azul-esverdeada, que não só oferece uma cor verde vibrante, mas também é rica em proteínas, vitaminas e minerais, está sendo incorporada em uma variedade de produtos, incluindo bebidas à base de plantas, sorvetes, doces e barras de cereais.

Além da beterraba e da spirulina, os formuladores também estão explorando o açafrão, urucum, cenoura roxa e extrato de repolho roxo, ingredientes que adicionam cores vibrantes aos produtos e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo antioxidantes, vitaminas e fitonutrientes.

Além do sabor e da cor, a textura é outro aspecto considerado pelos consumidores ao escolherem alimentos e bebidas. A busca por experiências sensoriais diferenciadas tem levado os fabricantes a inovarem no desenvolvimento de produtos com texturas únicas e agradáveis. Desde bebidas com bolhas delicadas e cremosas até snacks crocantes e mastigáveis, a variedade de texturas disponíveis no mercado continua a expandir à medida que os consumidores buscam novas sensações.

Um dos ingredientes que está sendo amplamente explorado é a pectina, um polissacarídeo natural encontrado em frutas como maçãs e cítricos, conhecida por sua capacidade de formar géis e frequentemente ser utilizada como agente espessante em produtos como geleias, compotas e sobremesas. No entanto, os formuladores estão descobrindo novas aplicações para a pectina, utilizando-a para criar texturas cremosas e suaves em produtos lácteos, sobremesas congeladas e bebidas à base de plantas.

Outro ingrediente em destaque é o amido modificado, amplamente utilizado como espessante e estabilizante em produtos como molhos, sopas, iogurtes e produtos de panificação, e que agora, está sendo explorado em seus diferentes tipos e técnicas de processamento para a criação de texturas específicas, como cremosidade, viscosidade e elasticidade, que atendam as demandas dos consumidores por produtos de alta qualidade e experiências sensoriais únicas.

Além da pectina e do amido modificado, ingredientes como algas marinhas, gomas naturais, proteínas vegetais e fibras solúveis também estão sendo usadas por oferecem uma variedade de propriedades texturais, como maciez, firmeza, crocância e elasticidade.

Por último, mas não menos importante, as experiências sensoriais como um todo estão ganhando destaque. Desde a embalagem até a apresentação do produto, os consumidores estão buscando experiências multissensoriais que estimulem todos os sentidos, o que inclui não apenas o sabor, a cor e a textura dos alimentos e bebidas, mas também aspectos como aroma, som e, até mesmo, a experiência tátil da embalagem.

Estar atento a essas tendências e investir em inovação e desenvolvimento de produtos que as incorporem, é essencial não apenas para o sucesso da marca entre os consumidores, mas para a evolução da indústria de alimentos e bebidas de forma geral.




Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001